FAQ

Clique nos tópicos abaixo para tirar suas dúvidas sobre o Consórcio Realiza


1. O que é consórcio?

Consórcio é a união de pessoas físicas e jurídicas em grupo com o objetivo de possibilitar a cada um, através da contribuição de todos, de forma igualitária o recebimento de crédito para aquisição de um bem ou de um serviço (ou conjunto de bens ou de serviços), de acordo com a modalidade de consórcio, por meio de autofinanciamento.

2. Quem é responsável pelo regulamento do Consórcio?

Fiscalização do Banco Central

O Consórcio Realiza preenche todos os pré-requisitos e cumpre as determinações exigidas pelo Banco Central do Brasil para atuar na modalidade de consórcios, garantindo a você a participação com segurança.

O Banco Central do Brasil é a autoridade que regula os assuntos relativos ao Sistema de Consórcios. Ele é o órgão norrmatizador e fiscalizador das atividades de administração de grupos de consórcios.

3. Como saber se a empresa é autorizada a operar pelo Banco Central como administradora de consórcio?

Caso você deseje saber um pouco mais sobre as empresas autorizadas a constituir grupos de consórcios, ligue para: 0800 979 2345 (Banco Central do Brasil) e obtenha informações detalhadas.

4. Quem representa o Grupo para defesa de seus direitos e interesses?

O Grupo é representado pela Administradora, ativa ou passivamente, em juízo ou fora dele, para a defesa dos direitos coletivos dos Consorciados, devendo sempre prevalecer os interesses do Grupo sobre todos os interesses individuais dos Consorciados.

5. É preciso ler realmente todo o contrato de adesão?

Sim. O contrato de adesão é o instrumento plurilateral de natureza associativa que, assinado pelo consorciado e pela administradora de consórcio, formaliza o ingresso em grupo de consórcio e cria vínculos obrigacionais entre os consorciados e destes com a administradora. No contrato devem estar expressas as condições da operação de consórcio, bem como os direitos e deveres das partes contratantes.

6. Como acontece a formação do Grupo?

Ao adquirir o consórcio, você se torna parte de um GRUPO de pessoas reunidas com o objetivo comum de adquirir um bem. Quem adquire um Consórcio, é chamado Consorciado. O Consórcio Realiza oferece planos para a aquisição parcelada e programada de automóveis, imóveis, caminhões e aviões.
Cada participante será identificado através de um número chamado COTA.

7. Quais as formas de participar de um grupo?

Você poderá aderir ao grupo de consórcio nas seguintes condições:

a) Grupo em formação: esta é a fase em que a Realiza Consórcio ainda está reunindo as pessoas em número suficiente que permita atingir o objetivo do consórcio, ou seja, contemplação de todos os seus integrantes em prazo predeterminado.

b) Grupo já formado: que já está operando.

b.1) Cota vaga: você pode adquirir sua cota de participação diretamente com um vendedor do Consórcio Realiza.

b.2) Cota de transferência: Esta opção precisa da anuência da Administradora. Como funciona? Você compra a cota diretamente do consorciado e assume integralmente os direitos e as obrigações do participante que está sendo substituído.

8. QUEM PODE PARTICIPAR ?

Se você é maior de 18 anos e sonha em ter um carro ou caminhão, já pode adquirir uma cota de consórcio.

Mas se você é daqueles que pensam em ter a casa própria e sair do aluguel, com certeza fará a escolha certa ao adquirir uma cota de consórcio.

9. O que são assembleias?

São as reuniões promovidas mensalmente pelo Consórcio Realiza fim de que os consorciados tomem conhecimento da situação financeira do grupo e possam ofertar seus lances ou tomar ciência das cotas contempladas por sorteio e também através de lance. O calendário de assembleias tem como base o dia do vencimento das parcelas dos consorciados do grupo. Cada assembleia ocorre em média 4 dias após o vencimento da parcela. O Consórcio Realiza comunica mensalmente, por meio do slip (boleto de pagamento) a data da próxima assembleia.

A 1ª assembleia não segue esta regra, pois não está vinculada ao vencimento da parcela, que é paga no ato da assinatura da proposta de adesão.

10. Quais as formas de contemplação?

Somente existem duas formas de contemplação: por sorteio ou por lance. A quitação antecipada do plano não dá direito à contemplação.

11. Como acontece as ASSEMBLEIAS?

Mensalmente, é realizada uma ASSEMBLEIA do consórcio. Ou seja, o momento em que se definem os participantes selecionados para as contemplações do mês.

A CONTEMPLAÇÃO, confirmada após observados os critérios estabelecidos em regulamento e contrato, dará direito ao participante a receber o valor do crédito para adquirir o bem desejado.

A seleção dos participantes para as contemplações mensais é feita através de dois critérios, devidamente definidos no regulamento e contrato: SORTEIO, ou oferta de LANCE proposto pelo participante.

12. Como é realizado o sorteio?

Através do 1º prêmio da extração da Loteria Federal que antecede a data da assembleia, é realizado sempre o mesmo cálculo para determinação da cota contemplada.

13. Qual outro critério para definir as contemplações?

O outro critério utilizado para definir as contemplações é o LANCE - assim chamado o adiantamento de parcelas proposto pelos clientes interessados. A cada assembleia, os consorciados têm a oportunidade de oferecer um adiantamento de parcelas. O consorciado que oferecer o maior lance (sempre calculado em valor percentual do crédito pretendido) poderá ser contemplado. Os critérios para oferta, desempate de lances e, consequentemente, seleção do contemplado são definidos em contrato.

Os tipos mais comuns de LANCE são:

LANCE LIVRE: contempla o consorciado que oferecer o maior percentual de parcelas antecipadas

LANCE FIXO: contempla o consorciado que formalizar a oferta de um percentual fixo de seu crédito (que é definido em contrato). Ocorrendo a oferta de mais de um Lance Fixo na mesma assembleia, o selecionado para contemplação será definido pela pedra-chave do sorteio.

14. O que é Contemplação?

A contemplação por Sorteio ou Lance dá ao consorciado ativo o direito à utilização do crédito, após a análise e aprovação das GARANTIAS EXIGIDAS.

Optar pela compra através do Consórcio Realiza significa optar por uma compra inteligente, programada, que pode representar economia ainda mais expressiva. Contemplado, e de posse do valor do crédito em mão, o consorciado adquire um bem com todas as vantagens de um negócio à vista, o que aumenta o seu poder de compra. Os participantes contemplados devem continuar pagando normalmente as parcelas, conforme o plano adquirido.

15. O que é Alienação Fiduciária?

Como se sabe, a alienação fiduciária é uma modalidade contratual em que o comprador transfere a propriedade do bem como garantia do financiamento ou consórcio, contudo, essa transferência tem apenas caráter fiduciário. Assim, quem está concedendo o financiamento fica apenas com a propriedade fiduciária (domínio resolúvel) e com a posse indireta, permanecendo o devedor como possuidor direto da coisa, até completar o pagamento da última prestação. Se, no decorrer da execução do contrato, o devedor não cumpre com sua obrigação de pagar o financiamento, a propriedade é consolidada no patrimônio do credor. Uma vez consolidada essa propriedade, o credor pode promover a venda do bem, ficando autorizado a se apropriar do valor correspondente ao seu crédito.

16. Após a ciência da contemplação, como proceder?

Após a sua contemplação, o cliente deverá dirigir-se até o revendedor parceiro ou a uma de nossas unidades ou filiais, para que sejam tomadas as providências quanto à documentação necessária.

17. As parcelas mensais são reajustadas?

As parcelas são reajustadas apenas quando houver valorização dos bens, mediante preços estipulados pelos fabricantes, pela tabela do Fabricante em casos de automóveis ou pelo INCC (Índice Nacional da Construção Civil), apenas para imóveis e são repassados no saldo devedor da cota.

18. O que é Autorização de Faturamento?

Documento expedido pela administradora, por solicitação do contemplado, que permite a aquisição de bem ou conjunto de bens.

19. Como emitir a segunda via do boleto bancário (slip) no site?

Ao acessar o Site - pelo painel "CONSORCIADO" digitando nos campos o nº do CPF (pessoa física) ou CNPJ (pessoa jurídica) e senha, o cliente poderá emitir a segunda via do boleto, na opção do menu. Também é possível consultar o extrato do consórcio, ofertar lances, conferir o resultado das assembleias, entre outras opções.

20. Como o pagamento da parcela pode ser efetuado?

O consorciado deverá estar atento às datas de vencimento de suas parcelas, que são indicadas no Calendário de Assembleias do site ou através da Central de Relacionamento: 0800 770 9910 / (11) 5054 5252. Ele poderá pagá-las com o boleto bancário, depósito identificado em conta corrente ou, ainda, emitindo a segunda via do slip pela internet, em nosso site.

21. O que significa o termo “Consorciado”?

É aquele que efetivamente já participa de grupo constituído.

22. O que significa o termo “Consorciado Ativo”?

É o consorciado que mantém obrigações para com o grupo, inclusive aquele que antecipou todas as prestações, mas ainda não foi contemplado.

23. O que significa o termo “Contemplação”?

É a atribuição ao consorciado do direito de utilizar crédito para compra de bem ou conjunto de bens.

24. O que significa o termo “Desistente”?

É o consorciado não contemplado que solicita formalmente o seu afastamento do grupo, ou que deixa de pagar duas prestações, consecutivas ou alternadas, ou montante equivalente em percentual.

25. O que é Fundo Comum?

Sim, a legislação atual permite a quitação total de financiamento com o crédito recebido na contemplação, conforme indicado na resposta nº 18. Contudo, para grupos formados até 5.2.2009 e que não tenham aderido à nova regulamentação, não é permitido tal procedimento.

26. O que é Fundo de Reserva?

São recursos recolhidos, mensalmente, pelos consorciados em favor do grupo para uma eventual insuficiência de receita, de forma a permitir a distribuição por sorteio ou lance de, no mínimo, um (1) bem. Na maioria dos grupos, atualmente, o fundo de reserva é destinado para a cobertura do Seguro de Quebra de Garantia, que tem o objetivo de cobrir inadimplências do grupo, garantindo, assim, a saúde financeira do grupo.

27. O que é grupo e cota?

Grupo é um conjunto autônomo de pessoas com objetivos em comum, tendo como base para agrupamento o prazo e o valor dos bens, que devem ser compatíveis entre os membros. Cota é um número de identificação com o qual o consorciado participa nos sorteios.

28. O que fazer se houver atraso no pagamento das parcelas?

O cliente não contemplado, caso atrase suas parcelas, não participará dos sorteios até que regularize suas contribuições, podendo, ainda, ter sua cota cancelada se permanecer com parcelas em aberto.

29. Quais são as modalidades de lances?

Lance Fixo

Esta modalidade de lance é uma facilidade que oferecemos aos nossos clientes, onde o mesmo oferta 50% (este percentual pode variar conforme a característica do grupo) e pode optar em embutir até 30% - descontar - esse valor do seu crédito ao invés de pagar do bolso. Nesta modalidade só concorrem clientes que ofertaram este percentual e o desempate ocorre pela cota do sorteio.

30. O que é Saldo devedor?

É o total de valores que o consorciado tem em aberto, quer para com o grupo, quer para com a administradora.

31. O que é Taxa de administração?

É a remuneração paga pelo consorciado à administradora pelos serviços que presta na organização e gestão dos interesses do grupo.

Fonte:
http://www.bcb.gov.br/?CONSORCIOFAQ – BANCO CENTRAL DO BRASIL
Central de Atendimento Consórcio Realiza.

Dúvidas Gerais

55 11 5054-5252

Comercial/Vendas

55 11 5054-5250

Central de Relacionamento

0800 770 9910

chatrealiza@consorciorealiza.com.br
Ouvidoria

0800 773 4546

ouvidoria@consorciorealiza.com.br