Consórcio de motos: 5 coisas que você precisa saber

By 13 de dezembro de 2017Consórcio

consórcio motos

A moto é um meio de transporte prático, econômico e que apresenta um excelente custo-benefício. Por conta dessas características, ela é o desejo de muitas pessoas que precisam de um automóvel para fazer as atividades do dia a dia.

Entretanto, conseguir realizar esse sonho nem sempre é tão simples: o alto valor da entrada e os juros do financiamento podem afastar compradores interessados. Se você está buscando por uma opção mais em conta, o consórcio pode ser uma excelente opção para você. Veja, abaixo, 5 coisas que você precisa saber antes de optar por essa modalidade!

Como funciona o consórcio de motos?

Tudo começa quando uma administradora de consórcios abre um grupo para interessados em adquirir uma moto. Cada um dos participantes que entrarem nesse grupo devem pagar uma parcela mensalmente para a empresa, que é a responsável por cuidar do dinheiro e também por organizar os sorteios. Nesses sorteios, você pode dar um lance ou ser sorteado para ser contemplado com a carta de crédito, ou seja, poder realizar a compra da sua moto.

Quanto tempo dura?

O tempo de duração varia de grupo para grupo, de administradora para administradora. Ao escolher um plano, você vai encontrar diversos períodos diferentes, desde 12 até 60 meses – ou mais. Tudo irá depender do seu planejamento, do seu orçamento, do plano que você escolher e da pressa que você tem para usufruir do bem.

As parcelas têm juros?

Não! O valor das parcelas já são previamente acordados e você sabe exatamente quanto vai pagar por mês. Além de ser bem mais em conta do que os financiamentos tradicionais, isso também te ajuda a planejar o seu orçamento e evita dívidas.

Apesar das parcelas não acumularem juros, elas possuem um pequeno reajuste para garantir que tanto o primeiro quanto o último contemplado possuam o mesmo poder de compra. Se o bem escolhido, por exemplo, sofre um reajuste de +2,0%, sua parcela também está sujeita a esse aumento. Da mesma forma que, se o bem diminui o valor, a mensalidade também pode seguir a mesma oscilação.

O que fazer para ser contemplado?

Em um consórcio, existem duas maneiras de conseguir a carta de crédito: sendo sorteado ou dando um lance. Todos os meses, acontece um ou mais sorteios organizados pela própria administradora e algum participante é selecionado para ser contemplado.

Outra maneira é dar um lance. Nessa modalidade, aquele disposto a dar a maior quantidade de dinheiro ganha a carta de crédito, assim como em um leilão tradicional. Dependendo da empresa organizadora, a quantia oferecida pelo participante pode diminuir o número de parcelas ou abater um valor das mensalidades.

Quantos sorteios são feitos por mês?

O número de sorteios depende da empresa de consórcios e também da quantidade de pessoas que estão participando do grupo. Quanto mais participantes, consequentemente, a organizadora tem mais dinheiro e é capaz de realizar mais sorteios. Porém, tudo dependerá do acordo feito com a financiadora.

Quer saber mais sobre os consórcios antes de escolher o seu? Clique aqui para falar com a gente e aguarde o contato de um dos nossos especialistas!

Comments on Facebook