Comprar, alugar ou construir: qual a melhor alternativa para você?

By 6 de dezembro de 2017Consórcio de Imóveis, Dicas

consórcio de imóveis

Essa é a principal dúvida de todos aqueles que estão buscando o lugar perfeito para morar: comprar, alugar ou construir, o que vale mais a pena? Qual é a melhor opção para mim? Para te ajudar a descobrir a alternativa mais indicada, separamos um pequeno guia para que você confira as vantagens e as desvantagens de cada modalidade!

Construir uma casa

Vantagens

A principal vantagem de construir o próprio imóvel é ter um lar que segue totalmente os seus gostos e que atende às suas necessidades e às da sua família. Como você tem total autonomia durante o projeto, é possível planejar sua casa da forma que você sempre sonhou, desde a quantidade de cômodos até o estilo do acabamento.

As possibilidades de um projeto são infinitas e dependerão do seu gosto, da sua criatividade e, é claro, do quanto você tem para investir.

No que diz respeito aos custos, muitas pessoas pensam que construir é mais caro do que comprar um imóvel já pronto, o que não é verdade. Lembre-se que quando uma casa está a venda, no valor está também embutido o lucro do vendedor.

Desvantagens

As principais desvantagens da construção estão relacionadas à localização, à disponibilidade de tempo e ao prazo para poder desfrutar do imóvel.

Encontrar um terreno que esteja disponível, no bairro que você deseja, pode não ser uma tarefa tão fácil. Além disso, construir um imóvel pode ser demorado e, por isso, se você tem urgência para mudar, essa com certeza não é a melhor alternativa para você nesse momento. Por último, tenha em mente que construir uma casa é gerenciar um projeto: você precisará lidar com engenheiro, arquitetos, ir atrás de materiais de construção… Muitas pessoas não possuem tempo ou paciência para encarar esses deveres, por isso, antes de começar, certifique-se que você terá disponibilidade para tocar a obra.

Para quem é indicado?

Construir uma casa é indicado para quem sempre sonhou em ter um imóvel próprio e totalmente personalizado, para quem não quer morar em grandes centros urbanos e não precisa se mudar com urgência.

Alugar um imóvel

Vantagens

O aluguel não é um compromisso feito a longo prazo, por isso, é uma alternativa prática e acessível para as pessoas que estão provisoriamente em um local ou que não possuem economias para investir em um imóvel próprio. Além disso, essa modalidade atrai pela simplicidade, já que não exige uma quantidade alta de documentos e o processo não é burocrático.

A grande variedade de imóveis disponíveis para aluguel também é outra vantagem, já que você pode escolher entre várias opções aquela que melhor se encaixa nas suas necessidade.

Desvantagens

A grande desvantagem dessa modalidade é a quantidade de dinheiro investida por mês: apesar de ser mais acessível do que a entrada de um financiamento, o dinheiro gasto no aluguel não retornará a você de nenhuma forma, já que você não está investindo em um patrimônio que será seu.  

Para quem é indicado?

Para quem ainda está fazendo economias para investir em um imóvel próprio, para quem tem urgência para mudar logo ou para quem tem um estilo de vida mais instável, mudando sempre de cidade.

Comprar um imóvel

Vantagens

Comprar um imóvel já pronto apresenta inúmeras vantagens, dentre elas a rapidez para usufruir a casa e a praticidade, já que a construção já estará pronta e você não precisará lidar com todos os detalhes do projeto. Caso algo na decoração não te agrade, é possível, sem problemas, investir em uma rápida reforma. Além disso, também existem diversas modalidades de compra, como o financiamento e o consórcio de imóveis.

Desvantagens

A principal desvantagem de comprar um imóvel já pronto é, definitivamente, o preço. Construir uma casa pode ser até 30% mais barato do que adquirir um que já está finalizado. Além disso, a alta burocracia envolvida no processo também pode desencorajar algumas pessoas a dar esse passo.

Para quem é indicado?

Para quem já possui uma alta quantia de dinheiro para dar de entrada no financiamento, para quem tem pressa para mudar e ou para quem sempre quis ter um imóvel próprio.

Quer saber mais sobre o consórcio e como ele pode te ajudar a realizar o sonho da casa própria? Clique aqui para falar com um de nossos especialistas e conheça nossos planos!

Comments on Facebook