Como funciona um consórcio de carro?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

como funciona um consórcio de carro

Adquirir um novo automóvel está nos planos de muitos brasileiros. O conforto e a praticidade que um veículo traz para as pessoas tornou esse bem algo essencial nos dias de hoje.

Mas, por se tratar de uma compra de alto valor, é preciso pesquisar bastante as melhores modalidades de compra e também traçar um planejamento financeiro. Após essa análise, se você chegar a conclusão que não é possível arcar com os altos juros e seguir os processos burocráticos dos financiamentos tradicionais, indicamos que você conheça como funciona um consórcio de carro.

Na sequência, mostraremos o passo a passo dessa vantajosa modalidade de compra.

Escolha do grupo

O primeiro passo para entender como funciona um consórcio de carro é conhecendo a formação dos grupos. Quando o consorciado decide comprar um veículo via consórcio, ele entra em uma modalidade definida como um autofinanciamento por grupos.

O interessado pode escolher adquirir uma cota de um grupo que está se formando, que geralmente demora um pouco mais de tempo para o comprador ser contemplado, pois a concorrência nos sorteios é maior. A outra opção é entrar em um grupo mais adiantado, sendo preciso comprar a cota de um participante que tenha desistido da compra ou mesmo negociar diretamente com a administradora.

Parcelas do consórcio

Depois de escolher o grupo, é preciso conhecer outra etapa essencial para entender como funciona um consórcio de carro: as parcelas. Para que o comprador tenha acesso a carta de crédito sorteada nas assembleias, é preciso pagar as parcelas mensais de acordo com o valor e o tempo contratados junto a administradora.

como funciona um consórcio de carro

como funciona um consórcio de carro

O interessante é que no consórcio de veículos não há a incidência de juros nas prestações, como acontece nos financiamentos tradicionais. O consorciado paga somente uma pequena taxa administrativa para que a empresa responsável pelo consórcio consiga gerenciar os pagamentos, os sorteios, as cobranças e as contemplações.

Sorteio é uma fase importante para compreender como funciona um consórcio de carro

O sorteio é um dos princípios básicos do consórcio. É por meio dele que os consorciados são contemplados durante as assembleias com as cartas de crédito para adquirir o veículo.

Nos encontros, todos os consorciados concorrem em igualdade, pois a extração do número sorteado é feita por meio da Loteria Federal. Em boa parte dos grupos, apenas um participante é contemplado com a carta de crédito a cada sorteio. Sendo assim, dependendo da quantidade de integrantes, a contemplação pode ser mais rápida ou mais demorada.

Lance

Para aumentar as chances de contemplação, o consorciado pode realizar lances durante as assembleias. Os integrantes podem fazer tentativas mensais e, aquele que der o maior lance, assim como acontece nos leilões, será o contemplado com a carta de crédito.

Aquisição do automóvel

Para fechar o processo de como funciona um consórcio de carro, é importante saber o que acontece após a contemplação. Depois dessa importante conquista, o consorciado pode adquirir imediatamente o seu tão sonhado veículo ou, se preferir, pode resgatar o dinheiro. Em caso de retirada do valor, é necessário quitar todas as parcelas e esperar o prazo de até 180 dias para liberação do montante.

No artigo de hoje, mostramos como funciona um consórcio de carro. Para continuar por dentro do assunto, veja também em nosso blog o post que aponta as 4 razões para contratar um consórcio.

Compartilhe

Sobre o Autor

Comments on Facebook