Carta de crédito no consórcio: o que é e como funciona

By 15 de Janeiro de 2018Consórcio, Dicas

Ao conhecer um pouco mais sobre como funciona o consórcio, você já deve ter se deparado com o seguinte termo: carta de crédito. Essa não é uma expressão tão comum para quem não está acostumado com o universo dessa modalidade de compra, por isso, fizemos um pequeno guia para você entender melhor como a carta de crédito funciona. Confira!

Carta de crédito: o que é?

Ao entrar em um grupo de autofinanciamento, o consorciado efetua o pagamento das mensalidades a fim de comprar um bem. Quando o participante é sorteado ou faz um lance, ele é contemplado com a carta de crédito, que é a representação do dinheiro investido.

De maneira simples, é possível comparar a carta de crédito com um vale compra, fornecido pela empresa administradora do consórcio, com o valor do plano que foi acordado em contrato. Com a carta, o consorciado pode escolher o bem que deseja e realizar o pagamento.

Qual é a vantagem?

A primeira vantagem da carta de crédito é a segurança que ela oferece, já que apenas o solicitante, ou seja, o participante do consórcio, pode usá-la para adquirir o bem. Além disso, como o uso é diferente do dinheiro, por exemplo, não é necessário pagar taxas ou impostos – como ocorre quando uma quantia é depositada diretamente na conta corrente. Dessa maneira, você garante o seu poder de compra.

Outro benefício da carta de crédito é que ela possui um maior poder de negociação, já que o pagamento se assemelha a uma compra à vista. Sabendo disso, ao negociar um bem, você tem mais chances de conseguir um bom desconto ou outras vantagens.

Como usá-la?

Depois de ser contemplado com a carta de crédito, você tem a possibilidade de comprar o bem. Apesar desse documento representar um poder aquisitivo, ele tem uma finalidade definida, ou seja, se você fez um consórcio de imóvel, a carta de crédito não pode ser usada para a compra de um carro, por exemplo.

Mesmo com essa limitação, as cartas de crédito ainda possuem bastante flexibilidade. Um consórcio imobiliário, por exemplo, pode ser usado para a compra de casas, apartamentos, terrenos e até mesmo para fazer reformas. Poderá também utilizar para quitar saldo devedor de financiamento imobiliário do próprio imóvel, resguardadas as garantias necessárias.

Quando recebo a carta de crédito?

O consorciado pode receber a carta de crédito de duas maneiras diferentes: ao ser sorteado ou ao fazer um lance. Os sorteios são realizados mensalmente pela Loteria Federal e, neles, um dos participantes é selecionado para ser contemplado e conseguir comprar o bem, mesmo antes do término das parcelas.

Além dessa possibilidade, o consorciado também pode optar por fazer um lance, que funciona basicamente como um leilão. Aquele que oferecer a maior quantia de dinheiro é premiado com a carta de crédito.

Quer saber mais sobre o consórcio? Entre em contato com a gente, fale com um de nossos especialistas e comece o ano dando um passo para realizar seus sonhos!

Comments on Facebook