3 formas de participar de um consórcio

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

participar de um consórcio

Então você está se decidindo por participar de um consórcio para comprar sua casa, seu carro, ou outro bem. Mas antes de iniciar o pagamento das parcelas, existem informações importantíssimas a serem conhecidas.  

Além de compreender como funcionam os sorteios e lances, é importante que você entenda como funcionam os grupos de consorciados. Há alguns casos em que esse grupo ainda não foi fechado, e em outros você entra no consórcio com o processo em andamento. Saiba que em qualquer dessas situações ainda há a chance de você fazer suas negociações e receber a tão desejada carta de crédito.

Entenda mais a respeito acompanhando na íntegra o post abaixo.

O funcionamento de um grupo de consórcio

Participar de um consórcio, nada mais é do que conseguir poupar o seu dinheiro participando de um grupo. Paga a prestação mensal, uma parte desse valor vai para um fundo necessário para a manutenção da administradora do consórcio. A carta de crédito é possibilitada a partir dos fundos das prestações mensais dos consorciados.

As formas de participar de um consórcio

participar de um consórcio

participar de um consórcio

1. Grupo não formado

Não é sempre que o consórcio se inicia logo após a inscrição do participante. Não é incomum que as pessoas precisem esperar o número de participantes estar completo para o início dos sorteios. Dependendo do bem que você deseja adquirir, essa espera pode demorar ainda mais. Em se tratando do consórcio de imóveis, nem sempre é necessário que o número esteja completo para o início do pagamento de parcelas. Por isso, é muito importante que você verifique todas essas condições antes de participar de um consórcio.

2. Comprar uma cota vaga em um grupo que já foi formado

Nesse tipo de situação, você entra em um plano de consórcio que já está em operação. Nessa modalidade, existem duas formas de participação. Uma dessas maneiras é adquirindo uma cota que está vaga. Basta procurar a empresa perguntando a respeito de cotas vagas e negociar a entrada no consórcio dessa forma. Apenas a administradora poderá realizar esse tipo de negociação.

3. Adquirir a cota de outro consorciado em um grupo já formado

Outra maneira de entrar no consórcio é comprar a cota diretamente de alguém que deseja sair do grupo. Isso implica em realizar um pagamento a vista para o participante desistente e continuar pagando as parcelas que eram de responsabilidade dele. Cabe ressaltar que as administradoras de consórcio não apoiam esse tipo de transação, portanto, tome muito cuidado ao comprar ou vender a sua cota e sem querer estar cometendo algo que o contrato não permite.

Antes de participar de um consórcio

Na prática, existem essas 3 formas de participar de um consórcio. Mas é importantíssimo que antes que você entre em qualquer transação relacionada a essa forma de aquisição de bens, você entre em contato com a administradora dos lances e sorteios. Existem uma série de cláusulas e outros tipos de regras impeditivas que podem atrapalhar o seu negócio.  

Compreendeu as principais formas de participar de um consórcio? Então continue aprendendo sobre o assunto. Não perca mais nenhuma novidade. Assine nossa newsletter!

 

Compartilhe

Sobre o Autor

Comments on Facebook